![](images/GOL80 HEAD.jpg) |
![Gol 1980](images/gol80.jpg) |
- Onde Tudo Começou
Gol 1980
Foi lançado com motor carburado e resfriamento a ar, herança do
,um 1300, que foi apelidado de "batedeira" em função do barulho que o motor fazia, poderia ser escolhido como gasolina ou etanol. Tinha a disponibilidade de duas versões: Básico e L. Era uma variação da plataforma B1, do primeiro Passat. |
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![Gol 1981](images/gol81.jpg) |
Gol 1981
Seu motor de lançamento foi o 1600, também resfriado a ar, por várias reclamações do baixo desempenho do motor. A renovação para o motor 1600 fez com que a Brasília saísse do mercado no ano seguinte. A versão básica foi renomeada de S e a L renomeada para LS. Externamente, teve poucas alterações visuais para o
Gol 81 como: os piscas traseiros na cor amarelo (somente em 1980 eram vermelhos). |
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![Gol 1982](images/gol82.jpg) |
1982 - Gol Copa. A Primeira de muitas.
Ano de copa, ano de carro novo, com o lançamento do primeiro Gol Copa, com rodas de liga-leve, pára-choques na cor do veículo, faróis de neblina e outros detalhes e acessórios que lembram a copa do mundo de 82.
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![Gol 1984](images/gol-gt_1984.jpg) |
Gol 1984
Nesse ano foi lançado o Gol GT com motor do Santana (MD270 1.8), posteriormente foi substituído pelo motor AP-1800. Misteriosamente o Gol GT nunca teve aerofólio, mas vinha inscrito "GT" no vidro traseiro mostrando o modelo do veículo. |
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![Gol 1985](images/gol85.jpg) |
Gol 1985
Começou a usar o motor 1600 do
Passat
resfriado a água (com a maioria dos detalhes como pára-choque dianteiro, faróis e lanterna dianteira inspirados no Voyage). Com esse novo motor, o estepe foi movido do compartimento do motor para o porta malas. Na versão Bx não existia luz de ré, já que existia uma lente da mesma cor dos piscas traseiros, o que já acontecia na versão mais básica desde 1980. |
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![Gol 1986](images/gol 86.jpg) |
Gol 1986
A Fabricação do Gol Bx foi até 1986. Ficando de vez com o motor resfriado a água, o estepe, que ficava na frente com o motor, permaneceu no porta-malas até meados de 1994, até que fosse lançada a segunda geração do veículo.
Neste ano a Philips sorteou 15 carros acompanhados de kit aerodinâmicos fabricados pela Souza Reis, os kits foram oferecidos no ano de 84 até 86, com o apelido de "Chaleirinha" ou "Batedeira" por muitos, esse modelo foi feito com lanternas traseiras menores e com faróis frontais sem piscas, que acabou ficando nas laterais. |
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![Gol 1987](images/gol 87.jpg) |
Gol 1987 - Mundando de Cara.
Ano na qual ocorreu à primeira reestilizaçao da primeira geração. A sua frente fica um pouco mais baixa e o capo foi redesenhado, novos faróis, grade, pára-choques mais bonitos, novas lanternas dianteiras e traseiras, agora contendo 6 lâmpadas de cada lado, embora o Gol Gts tenha 5 de cada lado, as outras versões vinha somente com apenas 3. O Gol GT que foi trocado pelo GTS tem somente a opção a álcool, pois o antigo a gasolina era muito ruim e não tão bom para um carro dado como "esportivo". Curiosamente a Volkswagen insistia em mostrar que o Gol GTS tinha 99cv, muitos testes estimavam entre 105cv e 110cv. Conseqüentemente se a VW admitisse a maior potência do motor, seria feita uma cobrança maior de imposto sobre o carro. O GTS foi o primeiro a ser fabricado já com aerofólio. Mudando também os nomes das versões: a S muda para CL, e a LS muda para GL. Em questão dos altos empréstimos feitos pelo governo para diminuir a alta do consumo decorrente do congelamento dos preços em virtude do Plano Cruzado, surge uma versão mais simples da CL, a "C", com apenas quatro velocidades e somente na cor branca e a álcool, em foco das frotas e divisões governamentais, que permaneceu no mercado somente até o início de 1988.
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![Gol 1988](images/gol 88.jpg) |
Gol 1988
Assim já se passou um ano desde a primeira mudança externa, o Gol enfim deixa de usar o precário painel instrumental da Variant e passa a usar e começa a usar o painel do Santana CL e um painel mais bonito e sofisticado para as versões mais completas. Os retrovisores são alocados mais acima juntamente onde ficam as janelas das portas, os quebra-ventos são recuados por causa da posição dos retrovisores. No final desse ano, foi lançado o Gol Gti, o primeiro veículo brasileiro com injeção eletrônica, ele foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo.
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![Gol 1989](images/gol-gti-89-1g.jpg) |
Gol 1989
O ótimo e potente motor 2.0 do Gol Gti era somente a gasolina e tinha 120cv. No final de 89 o Gol CL perdeu seu célebre motor AP-1600, para usa um parecido com o 1.6 CHT da Ford — que foi renomeado para AE-1600(Alta Economia) — pois sua estrutura foi modificada e com a união com este fabricante, a junção do nomeada de Autolatina. O Gol perdeu um pouco da sua potência, mas atingia recordes de baixo consumo, chegando a marca de 16,5 km/l na pista com um Gol CL. Já para a versão CL ficou disponível somente a versão AP-1800. |
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![Gol 1991](images/gol91.jpg) |
Gol 1991
Nesse ano o gol é reestilizado mais uma vez. Dessa vez as modificações são um pouco mais simples como: grade dianteira, os faróis e as lanternas dianteiras ficaram mais estreitos. Na traseira as mudanças são mais discretas ainda: os vincos mais profundos são mais suaves e os emblemas que ficam ali ganham uma nova estilização. Mas dessa vez os pára-choques e as lanternas traseiras não sofrem nenhuma mudança. O Gol Gti é lançando em mais opções de cores, o que não ocorria entre os anos de 1988 e 1990 que era vendido apenas na cor azul. Porém mesmo com a nova cara do Gol, a VW ainda continuou a vender modelos em lanternas em três cores. |
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![Gol 1992](images/gol92.jpg) |
Gol 1992
Gol 1992-1994
(face lift).
São lançadas duas versões do Gol CL, as duas com motor AE-1600. A mais simples não tinha relógio no painel e com o hidrômetro parcial, revestimentos das portas em plástico e rodas de 4,5 pol. com pneus 155, ficou no mercado até 1992, enquanto era aguardado o Gol 1000. Porém a mais sofisticada era bem parecida com o Gol CL, excluindo o fato de que não havia painel satélite, as portas eram revestidas em tecido e rodas de 5 pol. com pneus 175.
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![Gol 1993](images/gol gts 93.jpg) |
Gol 1993
Nesse ano os pára-choques passam a ser da cor cinza e enfim adquiriu lanternas escuras inspiradas no Gol GTS, permanecendo assim até o ano seguinte. 1993 é marcado pelo lançamento do Gol 1000. A Autolatina converteu o motor AE-1600 em AE 1000, perante isso Gol começou a ser fabricado Gol CL de motor AE 1600 e Gol 1000 de motor AE 1000. Com a incentivação fiscal, A Gol 1000 com 50cv passou a ser vendido em um valor mais baixo que os demais. Sendo fabricado até o fim de 1996. No fim do ano o motor AP-1600 voltou a ser fabricado na versão CL.
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![Gol 1994](images/gol 94.jpg) |
Gol 1994 - O Tetracampeão
E esse é o fim da primeira geração, que fecha a seguimentação com o Gol Copa, em virtude da Copa dos EUA, e comercializado apenas na cor azul claro metálico. A única versão que continuaria era o Gol 1000 que seria fabricado até 1996, sendo vendido junto com a segunda geração. Nestes anos o Gol foi fabricado em escala muito maior, para ficar ainda mais na concorrência dos carros populares. Até 1996 ele sofreu pouquíssimas mudanças externas na qual fica quase sem percepção. |
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