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Home Histótia Modelos de Gol
Gol 1980

O Gol Geração I

- Onde Tudo Começou

Gol 1980


Foi lançado com motor carburado e resfriamento a ar, herança do

Fusca

,um 1300, que foi apelidado de "batedeira" em função do barulho que o motor fazia, poderia ser escolhido como gasolina ou etanol. Tinha a disponibilidade de duas versões: Básico e L. Era uma variação da plataforma B1, do primeiro Passat.
Gol 1981

Gol 1981


Seu motor de lançamento foi o 1600, também resfriado a ar, por várias reclamações do baixo desempenho do motor. A renovação para o motor 1600 fez com que a Brasília saísse do mercado no ano seguinte. A versão básica foi renomeada de S e a L renomeada para LS. Externamente, teve poucas alterações visuais para o

Gol 81

como: os piscas traseiros na cor amarelo (somente em 1980 eram vermelhos).
Gol 1982

1982 - Gol Copa.

A Primeira de muitas.
Ano de copa, ano de carro novo, com o lançamento do primeiro

Gol Copa

, com rodas de liga-leve, pára-choques na cor do veículo, faróis de neblina e outros detalhes e acessórios que lembram a copa do mundo de 82.
Gol 1984

Gol 1984


Nesse ano foi lançado o

Gol GT

com motor do Santana (MD270 1.8), posteriormente foi substituído pelo motor AP-1800. Misteriosamente o Gol GT nunca teve aerofólio, mas vinha inscrito "GT" no vidro traseiro mostrando o modelo do veículo.
Gol 1985

Gol 1985


Começou a usar o motor 1600 do

Passat

resfriado a água (com a maioria dos detalhes como pára-choque dianteiro, faróis e lanterna dianteira inspirados no Voyage). Com esse novo motor, o estepe foi movido do compartimento do motor para o porta malas. Na versão Bx não existia luz de ré, já que existia uma lente da mesma cor dos piscas traseiros, o que já acontecia na versão mais básica desde 1980.
Gol 1986

Gol 1986


A Fabricação do

Gol Bx

foi até 1986. Ficando de vez com o motor resfriado a água, o estepe, que ficava na frente com o motor, permaneceu no porta-malas até meados de 1994, até que fosse lançada a segunda geração do veículo.
Neste ano a Philips sorteou 15 carros acompanhados de kit aerodinâmicos fabricados pela Souza Reis, os kits foram oferecidos no ano de 84 até 86, com o apelido de "Chaleirinha" ou "Batedeira" por muitos, esse modelo foi feito com lanternas traseiras menores e com faróis frontais sem piscas, que acabou ficando nas laterais.
Gol 1987

Gol 1987 - Mundando de Cara.


Ano na qual ocorreu à primeira reestilizaçao da primeira geração. A sua frente fica um pouco mais baixa e o capo foi redesenhado, novos faróis, grade, pára-choques mais bonitos, novas lanternas dianteiras e traseiras, agora contendo 6 lâmpadas de cada lado, embora o Gol Gts tenha 5 de cada lado, as outras versões vinha somente com apenas 3. O

Gol GT

que foi trocado pelo GTS tem somente a opção a álcool, pois o antigo a gasolina era muito ruim e não tão bom para um carro dado como "esportivo". Curiosamente a Volkswagen insistia em mostrar que o

Gol GTS

tinha 99cv, muitos testes estimavam entre 105cv e 110cv. Conseqüentemente se a VW admitisse a maior potência do motor, seria feita uma cobrança maior de imposto sobre o carro. O GTS foi o primeiro a ser fabricado já com aerofólio. Mudando também os nomes das versões: a S muda para CL, e a LS muda para GL. Em questão dos altos empréstimos feitos pelo governo para diminuir a alta do consumo decorrente do congelamento dos preços em virtude do Plano Cruzado, surge uma versão mais simples da CL, a "C", com apenas quatro velocidades e somente na cor branca e a álcool, em foco das frotas e divisões governamentais, que permaneceu no mercado somente até o início de 1988.
Gol 1988

Gol 1988


Assim já se passou um ano desde a primeira mudança externa, o Gol enfim deixa de usar o precário painel instrumental da Variant e passa a usar e começa a usar o painel do Santana CL e um painel mais bonito e sofisticado para as versões mais completas. Os retrovisores são alocados mais acima juntamente onde ficam as janelas das portas, os quebra-ventos são recuados por causa da posição dos retrovisores. No final desse ano, foi lançado o

Gol Gti

, o primeiro veículo brasileiro com injeção eletrônica, ele foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo.
Gol 1989

Gol 1989


O ótimo e potente motor 2.0 do Gol Gti era somente a gasolina e tinha 120cv. No final de 89 o Gol CL perdeu seu célebre motor AP-1600, para usa um parecido com o 1.6 CHT da Ford — que foi renomeado para AE-1600(Alta Economia) — pois sua estrutura foi modificada e com a união com este fabricante, a junção do nomeada de Autolatina. O Gol perdeu um pouco da sua potência, mas atingia recordes de baixo consumo, chegando a marca de 16,5 km/l na pista com um

Gol CL

. Já para a versão CL ficou disponível somente a versão AP-1800.
Gol 1991

Gol 1991


Nesse ano o gol é reestilizado mais uma vez. Dessa vez as modificações são um pouco mais simples como: grade dianteira, os faróis e as lanternas dianteiras ficaram mais estreitos. Na traseira as mudanças são mais discretas ainda: os vincos mais profundos são mais suaves e os emblemas que ficam ali ganham uma nova estilização. Mas dessa vez os pára-choques e as lanternas traseiras não sofrem nenhuma mudança. O

Gol Gti

é lançando em mais opções de cores, o que não ocorria entre os anos de 1988 e 1990 que era vendido apenas na cor azul. Porém mesmo com a nova cara do Gol, a VW ainda continuou a vender modelos em lanternas em três cores.
Gol 1992

Gol 1992


Gol 1992-1994 (face lift).
São lançadas duas versões do Gol CL, as duas com motor AE-1600. A mais simples não tinha relógio no painel e com o hidrômetro parcial, revestimentos das portas em plástico e rodas de 4,5 pol. com pneus 155, ficou no mercado até 1992, enquanto era aguardado o Gol 1000. Porém a mais sofisticada era bem parecida com o Gol CL, excluindo o fato de que não havia painel satélite, as portas eram revestidas em tecido e rodas de 5 pol. com pneus 175.
Gol 1993

Gol 1993


Nesse ano os pára-choques passam a ser da cor cinza e enfim adquiriu lanternas escuras inspiradas no Gol GTS, permanecendo assim até o ano seguinte. 1993 é marcado pelo lançamento do Gol 1000. A Autolatina converteu o motor AE-1600 em AE 1000, perante isso Gol começou a ser fabricado Gol CL de motor AE 1600 e Gol 1000 de motor AE 1000. Com a incentivação fiscal, A Gol 1000 com 50cv passou a ser vendido em um valor mais baixo que os demais. Sendo fabricado até o fim de 1996. No fim do ano o motor AP-1600 voltou a ser fabricado na versão CL.
Gol 1994

Gol 1994 - O Tetracampeão


E esse é o fim da primeira geração, que fecha a seguimentação com o

Gol Copa

, em virtude da

Copa dos EUA

, e comercializado apenas na cor azul claro metálico. A única versão que continuaria era o

Gol 1000

que seria fabricado até 1996, sendo vendido junto com a segunda geração. Nestes anos o Gol foi fabricado em escala muito maior, para ficar ainda mais na concorrência dos carros populares. Até 1996 ele sofreu pouquíssimas mudanças externas na qual fica quase sem percepção.
Gol Geração I Gol Geração I Gol Geração I Gol Geração I Gol Geração I